O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social – IADES é uma associação de utilidade pública, sem fins econômicos, constituída legalmente no ano 2000 pela iniciativa do cidadão Marco Túlio Paolinelli. O IADES surgiu com o objetivo de ser uma instituição ativa no exercício da responsabilidade social participando das políticas públicas no município de Uberaba e região.

Os programas e projetos do Instituto estão alinhados com as políticas públicas e as legislações brasileiras como o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, a Lei de Diretrizes Básicas da Educação – LDB, a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS e a Declaração dos Direitos Humanos.

As ações são desenvolvidas em parceria com instituições públicas, privadas e do terceiro setor e, desde a constituição do IADES, várias transformações ocorreram, em grande parte, devido à adesão de novos associados, voluntários e colaboradores que somando seus saberes, sonhos e experiências, contribuíram para o aprimoramento das ações desenvolvidas pela instituição. Entre elas estão quatro tecnologias sociais disponíveis para serem reaplicadas na comunidade. São os projetos: Criança Recicla Vida, Cultura e História do Meu Bairro, Biblioteca Itinerante Alternativa e Aprender a Transformar. O Instituto mantém ainda projetos de pesquisa na área ambiental, além de programação de cursos, palestras e seminários. Atua diretamente em conselhos e pratica a mobilização social. Incentiva ainda, o voluntariado e abre oportunidade para estágio em diversas áreas nos projetos e ações que desenvolve.

Coroando os seus 15 anos de fundação o IADES lança nova frente de trabalho em assessoria e consultoria, visando o apoio à profissionalização dos atores e das instituições das áreas sociais, ambientais e afins para uma atuação ativa, cidadã e responsável na construção de uma sociedade mais justa e solidária.