O projeto Biblioteca Itinerante Alternativa é desenvolvido desde 2010 pela Bilbioteca Comunitária Clarice Lispector do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social – IADES, em parceria com o Projeto Leia e Passe a Diante e o apoio da Biblioteca Pública Municipal de Uberaba. Trabalha a literatura infantil com educadores e crianças de 0 a 10 anos, cursando a Educação Infantil e/ou o Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. As ações propiciam às instituições envolvidas o acesso à literatura infantil, disponibilizando acervos literários por meio de armários e cestas itinerantes.

Este Projeto surgiu a partir da identificação de demanda existente tanto de educadores com dificuldades para dinamizar o trabalho com a literatura infantil junto às crianças, quanto pela carência de acervos de literatura infantil, nas instituições. Realizado em três etapas: na primeira, o projeto capacita os educadores no curso de formação de mediadores de leitura. Na segunda, estimula e acompanha o desenvolvimento de atividades de mediação de leitura e acesso ao livro através da disponibilização do acervo itinerante às crianças nas escolas e instituições, e na terceira, publica em e-book as produções das crianças e os portfólios dos educadores, referente ao trabalho realizado durante o ano.



Objetivos

Formar educadores e promotores culturais para desenvolverem junto a crianças da educação infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental a mediação e a facilitação de leituras compartilhadas através de metodologias lúdicas e prazerosas que potencializem a linguagem literária e leituras subjetivas e compartilhadas, despertando a visão sensível, criativa e reflexiva de crianças, contribuindo com o senso estético e o espírito lúdico-crítico dos leitores em formação.

500x500


Descrição

A leitura é expressão estética da vida através da palavra escrita e contribui significativamente para a formação da pessoa. A literatura infantil pode influenciar a formação da criança através da linguagem simbólica, favorecendo aos pequeninos o conhecimento do mundo em que vive a partir da compreensão sobre o bem e o mal, o certo e o errado, o belo e o feio, amor e raiva, a dor e o alívio, entre outros. A relevância dessa proposta está exatamente nessa premissa, pois, o Projeto Biblioteca Itinerante Alternativa propicia a educadores e promotores culturais a familiarização da leitura literária para uso em espaços educacionais, por meio de experiências compartilhadas e prazerosas, que oportunizem aos leitores em formação a percepção de si e do mundo. Além de disponibilizar armários itinerantes para levar acervos literários às instituições em Uberaba, essa proposta visa incentivar a organização de um cantinho de leitura especial nas instituições, propiciando um espaço acolhedor e aconchegante para receber as crianças, incentivando continuamente o acesso ao livro, à formação de leitores frequentadores de espaços socioculturais, como as bibliotecas.

500x500