O projeto Cultura e história do meu bairro, desenvolvido pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social em parceria com o Arquivo Público de Uberaba desde 2008, foi reconhecido e certificado em 2011, pela Fundação Banco do Brasil como tecnologia social. O mesmo está disponibilizado para acesso no Banco de Tecnologia Social da referida Fundação.



Objetivos

Propiciar às crianças e aos adolescentes de Uberaba o conhecimento sobre o bairro onde moram, por meio do desenvolvimento de atividades sobre a cultura e a história local, incentivando-os a serem protagonistas na valorização e na transformação da realidade em que vivem.

500x500


Descrição

A falta de conhecimento e a desvalorização da cultura e da história local fazem com que a comunidade não se identifique com o bairro onde mora, gerando cidadãos inertes e conformados com a realidade em que vivem. O conhecimento histórico é fundamental para a compreensão da trajetória e das transformações nas quais o homem está imerso, e, a fim de colaborar com a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos, desenvolvemos essa tecnologia social, que propicia o estudo da história local de forma investigativa e dinâmica através da rememoração da trajetória de personagens antigos do bairro. Por meio de atividades planejadas e organizadas, crianças e adolescentes fazem ciência, uma ciência particular, que busca não dizer tudo, sobre determinada realidade, mas explicar o que nessa é fundamental aos olhos desses pequenos agentes transformadores. Contribuir para o desenvolvimento de uma postura crítica, política e cidadã, despertando um novo olhar sobre a realidade local é o objetivo dessa tecnologia social, que propicia a construção do conhecimento através do exercício da cidadania, oportuniza a apropriação da própria história e promove o protagonismo!

500x500