Essa ação faz parte de uma campanha de mobilização para a coleta seletiva e disponibiliza pontos de coletas de vários materiais reciclados e surgiu através de uma demanda da comunidade em não ter um local apropriado para o descarte desse resíduo.



Objetivos

Criar mecanismos de sensibilização e conscientização, coleta e destinação correta do lixo eletrônico com o objetivo de minimizar ao máximo os impactos causados por esse tipo de material na comunidade de Uberaba.

500x500


Descrição

Muitos dos componentes eletrônicos utilizados na fabricação desses equipamentos possuem elementos tóxicos, como por exemplo mercúrio, chumbo, cádmio, dentre outros. Portanto, não podem ser simplesmente descartados no meio ambiente nem mesmo incinerados, visto que isso acarretaria a contaminação dos solos, água e ar (FERREIRA, 2008).

O mutirão do resíduo eletrônico acontece uma vez por ano, em Junho, mobiliza toda a cidade em uma semana de comemoração ao Dia do Meio Ambiente sensibilizando a comunidade para destinar corretamente os resíduos eletrônicos assim contribuindo com o Meio Ambiente.