O “Projeto Artismo: Autismo com arte e cultura” tem o objetivo de promover ações de desenvolvimento para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Autismo por meio de oficinas de circo e de arte-educação. Iniciado em 2017, o projeto está em sua 2ª edição e atende diretamente a 20 crianças e adolescentes autistas.

As atividades de arte-educação contam com exercícios dramáticos como o teatro e contação de história, dramatização, desenho e/ou artesanato no qual os participantes desenvolvem habilidades para melhor interação social, comunicação e flexibilidade na imaginação.

Já na oficina de circo, as crianças cuidam da saúde e desenvolvem não apenas a coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, mas também a superação e o fortalecimento da autoestima. Nesta modalidade de oficina os participantes têm a oportunidade de aprender malabarismo, manipulação de objetos como argola, bolinhas, claves, diabolô, exercícios de equilíbrio, acrobacias de solo, bambolê, corda, entre outras.

As oficinas do Projeto Artismo contribuem para a descentralização cultural, oportunizando a crianças, adolescentes e jovens autistas com necessidades especiais e ou transtornos associados possibilitando o acesso a arte e cultura.

Em 2018 o projeto contou com o incentivo do Fundo Municipal de Cultura de Uberaba.