O Projeto Autista Artista tem por objetivo promover a crianças, adolescentes e jovens com deficiência, especialmente crianças autistas, um espaço adequado para desenvolvimento de ações culturais em diversas modalidades, propiciando não só a inclusão e o desenvolvimento social desse público, como também, o acesso aos seus direitos fundamentais. Atualmente o projeto atende a crianças, adolescentes e jovens autistas, entre 0 e 29 anos e é estruturado em quatro modalidades de oficinas:

Arte circense, com atividades ludo criativas utilizando o mundo do circo como mecanismo de cuidado não apenas a coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, mas também, para o trabalho de superação e fortalecimento da autoestima. As oficinas de vivência circense contemplarão atividades, aeróbicas, alongamentos e brincadeiras. O público envolvido terá a possibilidade de aprender malabarismo, manipulação de objetos com argola, bolinhas, claves, diabolô, exercícios de equilíbrio, acrobacias de solo, bambolê, corda, tecido, entre outros.

Arte terapia, por meio da abordagem ludo criativas que auxiliem no desenvolvimento Sensório/Motor, propondo a experiência dos potenciais internos de ação, utilizando recursos artísticos como canais expressivos explorando as funções de contato olhar, escutar, tocar, falar, mover, sentir, cheirar, para ajudar a intensificação do contato consigo mesmo, com os outros e com o mundo, bem como na melhoria do nível de comunicação, e expressividade, fazendo-se utilização de diferentes materiais e metodologias de acordo com os níveis de autismo de cada grupo e/ou criança atendida.

Culinária, nesta oficinas o objetivo é favorecer e estimular a criança quanto a alimentação saudável, a entender a origem dos alimentos e seu preparo. Oferecer de forma lúdica às crianças, atividades que envolvam os alimentos e reforcem suas características nutricionais, através do manuseio e observação de cores, formas e sabores diversos; estimulando os sentidos e também, quando desenvolvida com a família, visa fortalecer o vínculo familiar.

Teatro e contação de história, utilizando as habilidades desenvolvidas em exercícios dramáticos como o teatro e contação de história, correspondem a atividades que abordem a interação social, comunicação e flexibilidade na imaginação. As oficinas serão desenvolvidas utilizando livros, brinquedos pedagógicos, fantasias, teatro, pinturas, cantigas de roda, folclore, entre outros.