Instituto Agronelli comemora seus 16 anos!

Neste mês de novembro o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social – Iades comemora 16 anos de sua fundação.

No ano de 2000, a cidade de Uberaba ganhou o apoio de mais uma Instituição comprometida e atuante na defesa da garantia de direitos de crianças e adolescentes, educação e cidadania e conservação ambiental. O Iades tem como missão “Promover ações que contribuem para a formação de jovens cidadãos, ativos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e participativa”; visão “Ter uma comunidade ativa na transformação de sua realidade” e valores “Respeito ao Meio Ambiente”, “Valorização da Educação e Cultura”, “Valorização e Respeito à Diversidade” e “Ética e Transparência”. Com esses pilares de sustentação o Iades veio construindo sua história na comunidade.

Durante a sua trajetória diversos projetos foram desenvolvidos beneficiando centenas de crianças, adolescentes e educadores de instituições públicas e comunitárias de Uberaba e região. Alguns desses projetos foram certificados como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, como é o caso dos projetos “Cultura e História do Meu Bairro” e “A Gincana Verde” ação desenvolvida dentro do projeto “Criança Recicla Vida” que são os projetos pioneiros da instituição.

Importantes parcerias também foram firmadas ao longo dos anos, e, para desenvolver projetos como o “Aprender a Transformar”, parceiros como a Secretaria de Estado da Fazenda de MG e a Receita Federal em Uberaba foram fundamentais. Outro projeto que, também contou com uma parceria vital foi o projeto “Biblioteca Itinerante Alternativa”, pois, ele nasceu a partir da inspiração no trabalho desenvolvido por uma grande parceria do Iades, a escritora Vânia Resende e a sua vasta experiência a frente do projeto “Leia e Passe Adiante”.

Não menos importante o projeto “Bibliotecando: Re-lendo o Mundo” idealizado pela professora Danúzia Brandão, parceira do Iades, trouxe para a instituição diferentes investidores sociais como o Instituto HSBC de Solidariedade, Criança Esperança/Unesco, Ministério da Cultura e, mais recentemente, o Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais que está apoiando o desenvolvimento do projeto em 2016, beneficiando diretamente 3 escolas públicas e 50 adolescentes.

Para completar mais um período de conquistas, no aniversário deste ano o Iades foi presenteado com a recente aprovação do projeto “Artismo: Autismo com arte e Cultura” pelo Fundo Municipal de Cultura. Visando a inclusão, o “Artismo” trabalhará com crianças autistas em atividades de vivências circenses, teatrais e contação de histórias.

Para a coordenadora do Iades, Mariângela Camargos, que está à frente da instituição desde 2006, é gratificante ver tantas ações serem realizadas em benefício da comunidade de Uberaba. Ela ainda lembra que cada pessoa que passou pela instituição também é responsável pelo que o Instituto se tornou. “Sem a contribuição e o apoio dos parceiros, voluntários e da comunidade seria impossível comemorarmos hoje, tantos acontecimentos, por isso, nossa gratidão a todos que apoiam e participam ou participaram das ações desenvolvidas pelo IADES”, finaliza a coordernadora.

Veja algumas imagens que fazem parte da história do Iades!

Projeto Criança Recicla Vida

Projeto Biblioteca Intinerante Alternativa

Projeto Aprender a Transformar

Projeto Cultura e História do Meu Bairro

Projeto Bibliotecando Re-lendo o mundo