Projeto incentiva adolescentes a acessarem espaços de cultura e leitura de Uberaba

O projeto “Bibliotecando Re-lendo” trabalha com os adolescentes a literatura clássica brasileira a fim de desmistificar o caráter arcaico e também mostra a importância cultural e sociohistórica das obras literárias brasileiras, incentivando a leitura e a formação de novos leitores.

No ano de 2016 o Bibliotecando está sendo desenvolvido em Uberaba com o apoio do Fundo Estadual de Cultura de MG, que aprovou em 2015 o projeto apresentado pelo Instituto Agronelli no valor de cinquenta mil reais.

No final de novembro os alunos e professores das Escolas Estaduais contempladas Abadia, Dr. José Mendonça e Leandro Antônio de Vito, tiveram a oportunidade de visitar a Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães e o Museu de Arte Sacra em Uberaba. A atividade propiciou aos visitantes o conhecimento desses espaços e fez com que eles se encantassem com a cultura em Uberaba.

A maioria dos alunos nunca estiveram na Biblioteca Municipal e ao perceberem a quantidade de livros, gibis, mangás “histórias em quadrinhos”. e espaço para o conhecimento ficaram deslumbrados.

"É sempre um momento marcante para os alunos a visita à Biblioteca Municipal, pois muitos deles nunca puderam visitá-la. A cultura é o único caminho para a criticidade e a liberdade criativa," destacou a Coordenadora do Projeto Bibliotecando, Danúzia Brandão.

O Re-lendo o mundo é o produto final do projeto Bibliotecando. Trata-se de um livro que contém diferentes releituras das obras clássicas lidas pelos adolescentes envolvidos nesta proposta. Em três anos de projeto, foram produzidos três livros com releituras de 10 obras da Literatura Clássica Brasileira, envolvendo 15 escolas públicas de Uberaba e região e mais de 800 alunos.

A culminância das ações com o lançamento da quarta edição do livro está prevista para acontecer em março de 2017. O evento contará com apresentações culturais e entrega do livro aos adolescentes do projeto.

Confira alguns registros da visita.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar