22 de março: Dia Mundial da Água

Todos nos sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Contudo, apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos.

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.

Em comemoração ao dia Mundial da Água, o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social - Iades participa de algumas atividades para a sensibilização da sociedade pontuando a importância de cuidar e preservar à água, que é um bem finito.

Iades realiza semana especial em comemoração ao Dia Mundial da Água

A semana começou com uma reunião no dia 20/03, no Condomínio Vilagio de Roma. O objetivo da reunião foi orientação da implantação da coleta seletiva do lixo em todo o condomínio, que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados, para isso o Iades, contou com a parceria da COOPERU que esteve presente na reunião e assumiu o compromisso de coletar esses resíduos. Ressaltamos a importância da coleta seletiva e o benefício que essa ação irá gerar para todos os envolvidos e o meio ambiente.

No dia 21/03 a técnica de projetos ambientais do Iades, Marizélia Gomes, esteve na FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba, onde participou da ação de plantio de 32 espécies, ipês, jatobás entre outras, a convite do parceiro em ações ambientais o Grupo Algar. Entre os projetos ambientais do grupo destacam o “Projeto de plantação de mudas” resultado da inserção e adesão de clientes Algar pela conta eletrônica, deixando assim de gerar boletos, impactando a redução de papeis, incentivando e fomentando ações relacionadas à preservação do Meio Ambiente.

Durante três dias, sendo eles 22/03, 23/03 e 24/03, o Iades estará presente no CETA - Centro de Educação e Tecnologia Ambiental - Univerdecidade, em parceria com a Uniube, apresentando a aproximadamente 1000 crianças o “Projeto pelas tramas da cidadania”. O projeto disponibiliza ferramentas e metodologia para as escolas trabalharem com seus alunos o tema água, de uma forma lúdica, envolvente sendo em jogos online, aplicativo de celular e vídeos.

É com muita alegria e satisfação que o Instituto Agronelli participa de ações em diversas esferas, todas elas reforçando a importâncias de ações em parcerias para um bem maior, o Meio Ambiente.