Laço Azul promove conscientização sobre o autismo

O 3º Piquenique pela Conscientização do Autismo acontecerá no dia 2, de 10h às 13h, na Praça do Quartel!

Dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007 com o intuito de esclarecer sobre esta deficiência, ajudando a derrubar preconceitos.

“Em Uberaba esse dia ganhou destaque em 2015 quando a Associação de Apoio aos Autistas Laço Azul solicitou à Câmara Municipal a aprovação da lei, inserindo a data no calendário da cidade”, explica Karla Coelho presidente da ONG.

O Laço Azul que já congrega 80 famílias realizará no dia 2, de 10h às 13h, na Praça do Quartel, Av. Lucas Borges, Fabrício, o 3º Piquenique pela Conscientização do Autismo, incentivando a comunidade a conhecer sobre o assunto. Muitas atividades culturais, de lazer e estímulo sensoriais acontecerão no local, além de um compartilhado e gostoso lanche. O lema é “vista-se de azul, traga sua família, prepare um lanche bem gostoso e venha passar uma manhã de conscientização com autistas e familiares”.

O autismo foi reconhecido como deficiência em 2012, pela Lei 12.764 (Lei Berenice Piana). Um estudo publicado pelo Center of Diseases Control and Prevention-CDC, em 2014 estimou que existe um autista para cada 68 pessoas no mundo.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), o autismo ou Transtorno do Espectro Autista-TEA é um transtorno global do desenvolvimento identificado por três características principais: dificuldade de interação social, problema de domínio da linguagem e comportamento padrão de repetição.

Outras informações pelo telefone 33130770.