Dia Nacional do Livro Infantil - 18 de abril

Hoje 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi instituída em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Uma homenagem justa ao escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.

De acordo com o site Brasil Escola, Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.

O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social – Iades fundou no ano de 2011 uma Biblioteca Comunitária a “Clarice Lispector” com livros doados pela comunidade. Atualmente nossa biblioteca conta em seu acervo aproximadamente 5.000 títulos, entre eles: Literaturas diversas “brasileira, estrangeira, infantil, infanto-juvenil”, além de livros paradidáticos e de referências, como dicionários e enciclopédias. A Clarice Lispector está aberta a comunidade de segunda a sexta das 08h às 11:30h e das 13h às 17h, disponibilizando livros para empréstimo aos usuários.

Projetos de Incentivo a leitura do Iades

O projeto Biblioteca Itinerante Alternativa é desenvolvido desde 2010 pela Bilbioteca Comunitária Clarice Lispector. As ações do projeto propiciam às instituições envolvidas o acesso à literatura infantil, disponibilizando acervos literários por meio de armários e cestas itinerantes.

Já o projeto “Bibliotecando: Re-lendo o mundo” surgiu em 2011 fruto da parceria do Instituto Agronelli com a professora Danúzia Brandão. O Bibliotecando trabalha a literatura clássica brasileira de forma contextualizada com os adolescentes do ensino fundamental e médio.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar