IADES participa da semana da Campanha de Responsabilidade Socioambiental – SEST SENAT

O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (IADES) participou da semana da Campanha de Responsabilidade Socioambiental – SEST SENAT. O evento envolveu trabalhadores do transporte, seus dependentes e a comunidade do entorno. A iniciativa contou com a parceria do IADES e do Instituto Embeleze – Transformação de Vidas.

A ação ocorreu do dia 19 a 23 de fevereiro, proporcionado palestras e rodas de conversa. Assuntos como o descarte correto de resíduos, orientações para combater o Aedes Aegypti e a educação ambiental estiverem em destaque. O cronograma também contou com prestações de serviços para comunidade.

O IADES realizou oficina de educação ambiental e cessão de cinema com as crianças do Cemei Maria de Lourdes. A técnica de desenvolvimento de projetos socioambientais do Instituto Agronelli, Marizélia Gomes Costa, foi responsável pela coordenação. As atividades foram realizadas no período vespertino, no dia 22/02.

Na mesma data, na parte da noite, Marizélia juntamente com a engenheira ambiental e sanitária, Martinália Costa Jerônimo, palestraram sobre a temática “Coleta Seletiva e Responsabilidade Socioambiental” no evento “MOVA-SE”, que fez parte da semana de campanha

Os membros da comunidade, trabalhadores do transporte acompanhados de seus dependentes e professores e alunos da Escola Estadual Irmão Afonso lotaram o auditório, que sediou a apresentação. Na ocasião, a técnica de desenvolvimento de projetos socioambientais do IADES, falou sobre o desenvolvimento sustentável.

Marizélia alertou das percepções precisas diante das ações no cotidiano. Ela mencionou o desperdício de água, o descarte incorreto do lixo e as podas desordenadas. “Nós temos que parar e pensar, para que possamos fazer as coisas mudarem”, destacou.

O conceito de desenvolvimento sustentável foi apresentado, mostrando a necessidade da mudança de comportamento para redução dos impactos ambientais e o não comprometimento dos recursos para as gerações futuras.

O presidente da Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu), José Eustáquio de Oliveira, participou da palestra apresentando o panorama e esclarecendo dúvidas da coleta seletiva em Uberaba feita pela cooperativa.

Fala mestre

A professora da Escola Estadual Irmão Afonso, Adelina Rosa de Freitas, relatou a experiência de ter participado com seus alunos da palestra. “Fiquei sabendo dos locais onde encontro os ecopontos e muitas outras informações importantes”, afirmou.

Sobre a presença de seus alunos, ela acredita que eles foram conscientizados da importância do descarte dos diversos tipos de resíduo, assim como, a importância da preservação do meio ambiente.

Lançamento

A semana de ações foi coroada com o lançamento do SEST SENAT – UBERABA como ponto de coleta. A coordenadora de Promoção Social da instituição, Lília Coelho, explicou sobre o seu funcionamento e efetivou a abertura do mesmo para recepção de materiais recicláveis trazidos pela comunidade interna e externa da Unidade.

“O ponto de coleta beneficia catadores de materiais recicláveis da cooperativa de Uberaba, a COOPERU, auxiliando o aumento da geração de renda desses catadores, por isso, além de ser uma atitude responsável social e ambientalmente é também um convite ao exercício da cidadania e da solidariedade”, ressaltou a coordenadora.

A instituição está localizada na avenida Nossa Senhora do Desterro, 2001, bairro Amoroso Costa. A recepção desses materiais será realizada de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h00 e das 13h00 às 15h30. Para mais informações ligue: (34) 3318-4736.