Parceria entre instituições viabiliza oficinas de programação para autistas

Aprender programação é uma oportunidade para autistas de Uberaba e região. O curso é oferecido pela Associação de Apoio aos Autistas Laço Azul graças à parceria estabelecida com o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Sociale a Code Kids.

A parceria promove oficinas de programação voltadas para os autistas e irmãos. As aulas acontecem às sextas-feiras, na sede do Laço Azul, localizada na avenida Guilherme Ferreira, 984, nos horários de 8h às 9h e de 13h30 às 14h30.

A metodologia é do Projeto Code Kids UTEC de Uberaba e as aulas começaram na última sexta-feira (16) ministradas por voluntários da Code Kids. A sala foi estruturada pelo Instituto Agronelli com 12 conjuntos de mesas, cadeiras e computadores.

A coordenadora do Instituto Agronelli, Mariângela Terra Branco Camargos, falou sobre a importância da parceria. “A programação estimula a criatividade do autista e potencializa as habilidades que essas crianças têm com a informática para uma futura profissão.”, ressalta. A coordenadora ainda destaca que a participação dos irmãos dos autistas nas oficinas promove a convivência e interação entre eles.

A escola Code Kids iniciou-se em 2016 como um projeto social. Tudo começou quando o fundador, Guilherme Romero, percebeu a necessidade de falar sobre tecnologia para as novas gerações, diante da escassez dos profissionais no mercado de trabalho. “Observei em meu filho e nas crianças em geral a habilidade em usar tecnologia. Pensei: Porque não ensiná-las a usar a tecnologia a favor delas?”, relata.

Guilherme entende que as atividades vão contribuir em áreas importantes do desenvolvimento dos autistas. “As oficinas vão propiciar para os autistas a inclusão tecnológica, tendo em vista que eles são muito organizados. A atividade também oportuniza uma maneira deles expressarem o mundo da forma que veem”.

A voluntária do Code Kids e responsável pelas oficinas no Laço Azul é Michelli Moldonado que comemora a parceria. “Em julho de 2016 participamos da colônia de férias do Laço Azul promovida pelo Instituto Agronelli com aulas de Scratch (linguagem de programação). Foi uma semana sensacional na vida de todos os voluntários e que gerou essa parceria agora.”, ressalta Michelli.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através dos números: (34) 3311 - 4800 (Laço Azul) e 34) 3313-0770 (Instituto Agronelli).