Televisores são destinados pelo Instituto Agronelli em parceria com a Ecotec

O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (IADES) destinou corretamente 82 televisores e monitores de computador, em parceria com a Ecotec Uberaba, empresa especializada no descarte de resíduos eletrônicos. Os itens foram retirados do galpão do Instituto. O espaço foi inaugurado no primeiro semestre deste ano e recebe gratuitamente materiais recicláveis da polução. A atividade ocorreu durante a manhã da última quinta-feira (19).

A ação é reflexo da intervenção do 1º Mutirão de Resíduos eletrônicos em 2018, promovido pelo Instituto em atendimento ao projeto A Gincana Verde, que contou com o apoio e participação de alunos dos cursos de Engenheira Ambiental e Mecânica da UFTM, que foram responsáveis pela triagem e organização dos resíduos.

Todos os resíduos recebidos durante o primeiro semestre, foram destinados nessa data, para essa ação O Projeto A Gincana Verde que trabalha a sensibilização da comunidade para o descarte correto de Resíduos Eletrônicos.

Através disso, a Ecotec agora será responsável pela destinação correta dos resíduos eletroeletrônicos, de forma que os elimine do meio ambiente. A técnica de desenvolvimento de projetos do Iades, Marizélia Gomes Costa ressalta a importância da parceria: “A Ecotec viabiliza a coleta de resíduos eletrônicos de forma ágil e por ser de Uberaba possibilita a destinação com mais frequência. Além disso, a empresa é licenciada e nos assegura no processo de destinação correta”.

A Ecotec foi criada após uma pesquisa de mercado onde o resíduo eletroeletrônico foi apontado como sendo a maior fonte de poluição residual do próximo século. A organização visa a preservação ambiental e a filosofia de tratamento residual.

Importância

Os televisores CRT (Cathode Ray Tube), popularmente conhecidos como televisores tubo, contém componentes tóxicos na composição. O descarte incorreto prejudica o meio ambiente e consequentemente a saúde humana. Confira na matéria “Descarte incorreto de televisores tubo causa danos ao meio ambiente e a saúde” e entenda o impacto do descarte incorreto.