Frente mobiliza regionais pelos direitos das crianças e dos adolescentes

A Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais realizou nos dias 17 e 18 de agosto, em Belo Horizonte, o Encontro Estadual “Fortalecimento da mobilização da sociedade civil pelos direitos da infância e adolescência", buscando fortalecer suas origens e tecer uma rede em favor dos direitos das crianças e adolescentes do Estado de Minas Gerais.

O projeto acontece, inicialmente, com a participação das regiões Norte, Jequitinhonha, Sul, Triângulo Mineiro e Cinturão Metropolitano de Belo Horizonte, para posteriormente atingir todo o estado. A região do Triângulo Mineiro foi uma das escolhidas para o início desse projeto, devido à representação de Uberaba na Frente Estadual, desde 2003. “Muitos retrocessos de direitos e desmobilização foram sentidos nos últimos anos”, diz Mariângela Terra Branco Camargos coordenadora do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social um dos mobilizadores da Frente do Triângulo Mineiro.

Palestrantes comoo sociólogo professor Leonardo Avritz da UFMG e Irmão Mesquita falaram dos retrocessos que acontecem sobre os avanços da Constituição de 1988. Estamos dentro de uma orfandade em ralação à criança e ao adolescente” diz Mesquita.

Compareceram no evento representantes das cidades de Uberaba, Veríssimo, Água Comprida, Uberlândia e Prata. O objetivo é fortalecer a ação articulada e a incidência dos fóruns regionais. Os participantes trouxeram como tarefa a elaboração de um Plano de Ação para articular suas regiões que deve ser entregue até dia 07 de setembro para a Frente Estadual.