Iades promove projeto de fortalecimento da Cooperu

O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades) inicia projeto de fortalecimento da Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu), parceira no projeto A Gincana Verde.

O objetivo é colaborar, durante 12 meses, com a estrutura da Cooperativa, reforçando os processos para aumentar o recebimento de resíduos e, consequentemente, a renda de 50 famílias que dependem da coleta seletiva em Uberaba (MG).

A consultora Márcia Deodato desenvolverá as atividades dentro da cooperativa e conta que já começou o levantamento de dados para os três pilares do projeto: econômico, social e ambiental. A primeira parte é diagnosticar a estrutura financeira e burocrática da Cooperu, com a finalidade de empoderar os associados por meio de capacitação. “É preciso entender o que é a Cooperativa, o papel dela na sociedade, as regras da empresa, até chegarmos a um salário mais digno, por meio de adaptações, treinamentos e parcerias”, completa.

Além disso, o projeto propõe o resgate da autoestima de quem trabalha com resíduos, destacando a importância da Cooperu como uma empresa rentável dentro do cooperativismo social e de ações de mitigação de impacto ambiental. “Os resíduos que podem ser reaproveitados precisam voltar para o ciclo produtivo como matérias primas”, diz Márcia.

Marizélia Costa, coordenadora do projeto, considera relevante a iniciativa de reorganização do trabalho da Cooperu, visto que, com as mudanças do mundo tecnológico, com o aumento do consumo de produtos, é necessário buscar novos caminhos e acompanhar as evoluções do mercado. “Desenhamos uma proposta de apoio administrativo dentro da cooperativa. Levantamos as necessidades em todas as áreas e esperamos que a Cooperu esteja, em breve, apta a receber mais resíduos, com grandes parcerias”, comenta.

A coordenadora do Iades, Mariangela Camargos, acrescenta que o projeto simboliza o amadurecimento dos parceiros sobre a importância da organização da coleta seletiva em Uberaba e como benefício ao meio ambiente.