Artes de rua viram projeto em Uberaba

Hip Hop, grafite e outras artes de rua são oficinas do projeto “Talentos da Cidadania”, que tem como objetivo promover, a transformação da realidade de jovens das periferias da cidade, através da cultura. O projeto é fruto de uma parceria entre Shopping Uberaba, Unimed, Codau Fundação Cultural de Uberaba, e Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social-IADES. Terence Melo, coordenador do projeto comenta que além de desenvolver talentos o projeto abre a oportunidade de geração de renda futura para os jovens participantes “as atividades despertam nos jovens pensamentos críticos e autonomia para se desenvolverem como pessoas e profissionalmente.

A ideia teve como inspiração a Batalha do Calçadão que mobilizava os jovens dos bairros periféricos a se reunirem em locais públicos para mostrarem as suas habilidades com a arte de rua.

Organizadas em uma agenda as ações do Talentos da Cidadania acontecem aos sábados, a cada semana, em um bairro da cidade com a participação de uma média de 100 jovens, comandados pelo rapper e arte-educador Cairo Damasceno, conhecido como Toi. Uma vez por mês acontece um evento maior no circo do Povo situado, na Rua Doutor Vivaldo Silveira, 413, no Residencial Rio de Janeiro.

Os encontros são abertos a toda a comunidade com agenda prevista até outubro deste ano. Mariângela Camargos coordenadora do IADES enfatiza que “um projeto desse porte precisa ser continuado e para isso trabalharemos para renovar e ampliar as parcerias”.

Visite a página