Green Eletron e Instituto Agronelli fazem parceria para a logística reversa

Instituto Agronelli-IADES destina 333 kg de pilhas e baterias inaugurando o termo de cooperação para implantação de logística reversa assinado com a Green Eletron - Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Nacional. Com isso, o Instituto Agronelli se torna Ponto de consolidação para o recebimento e armazenamento de pilhas e baterias descartadas por pessoas físicas e comércio de Uberaba e região, facilitando a logística reversa instituída pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e seu regulamento, Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010.

Descarte pilha

Para Marizélia Gomes, técnica de projetos e coordenadora das ações ambientais do Instituto, a parceria é um marco histórico, pois desde 2008 o Instituto Agronelli vem trabalhando e buscando parcerias para que seja efetivada a logística reversa para esse tipo de resíduo. “Consideramos que é um ganho para nossa cidade, visto que a comunidade e os pontos primários e secundários poderão ter a oportunidade e responsabilidade de destinar corretamente suas pilhas e baterias em aplicação da logística reversa”, afirma.

Segundo a política ambiental as pilhas e baterias são consideradas resíduos perigosos por conterem em sua composição metais pesados altamente tóxicos e não biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio, que são perigosos à saúde humana. A forma como são eliminadas e o consequente vazamento de seus componentes tóxicos contaminam o solo, os cursos d’água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna. Através da cadeia alimentar, essas substâncias chegam, de forma acumulada, aos seres humanos.

Marizélia diz que o fato da logística reversa ainda não ter sido efetivada em todos os seguimentos, e o desconhecimento das pessoas sobre os danos que o descarte incorreto causa à saúde e ao meio ambiente desfavorecem a destinação correta desses produtos. “Muitas vezes nos deparamos com resíduos jogados dentro de caçambas, em terrenos baldios, nas calçadas, etc., e é nesse momento que percebemos como as parcerias e as campanhas de sensibilização são importantes e necessárias,” finaliza.

Para mais informações entre em contato: (34)3313-0770, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Descarte correto pilha