Meu bairro tem história eu tenho futuro - V. 6

A falta de conhecimento e a desvalorização da cultura e da história local fazem com que a comunidade não se identifique com o bairro onde mora, gerando cidadãos inertes e conformados com a realidade em que vivem. O Projeto Cultura e História do Meu Bairro trabalha para mudar esse cenário. Confira as histórias contidas em cada capítulo do vol. 6 do livro “Meu bairro tem história, eu tenho futuro”, sob olhares atentos e pesquisas sobre o bairro e o espaço da escola realizadas por 154 adolescentes de 4 escolas públicas envolvidas diretamente na 6ª edição do projeto.

Clique aqui, para fazer o download.

Meu bairro tem história eu tenho futuro - V. 5

O conhecimento histórico é fundamental para a compreensão da trajetória e das transformações nas quais o homem está imerso, e, a fim de colaborar com a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos, o Projeto Cultura e História do Meu Bairro desenvolveu com 230 crianças e adolescentes de 8 instituições públicas e comunitárias ações de pesquisa e reconhecimento do espaço onde os educandos estavam inseridos. O resultado você pode conferir no vol 5. do livro “Meu bairro tem história, eu tenho futuro”.

Clique aqui, para fazer o download.

Meu bairro tem história eu tenho futuro - V. 4

Propiciar o estudo da história local de forma investigativa e dinâmica através da rememoração da trajetória de personagens antigos do bairro contrastando com a realidade atual, foi uma das ações desenvolvidas na 4ª Edição do Projeto Cultura e História do Meu Bairro, que envolveu diretamente 256 crianças e adolescentes de 8 instituições públicas e comunitárias. Sob o olhar atento desse público infantojuvenil você confere um pouco mais sobre a cultura e historia local, no vol. 4 do livro “Meu bairro tem história, eu tenho futuro”.

Clique aqui, para fazer o download.

Meu bairro tem história eu tenho futuro - V. 3

Por meio de atividades planejadas e organizadas, crianças e adolescentes fazem ciência, uma ciência particular, que busca não dizer tudo, sobre determinada realidade, mas explicar o que nessa é fundamental aos olhos desses pequenos agentes transformadores. Foi isso que aconteceu na 3ª Edição do Projeto Cultura e História do Meu Bairro que contou com a participação de 230 crianças e adolescentes de 9 instituições públicas e comunitárias. O resultado você pode conferir no vol 3. do livro “Meu bairro tem história, eu tenho futuro”.

Clique aqui, para fazer o download.

Meu bairro tem história eu tenho futuro - V. 2

Contribuir para o desenvolvimento de uma postura crítica, política e cidadã, despertando um novo olhar sobre a realidade local é o objetivo do Projeto Cultura e História do Meu Bairro, que por meio de diversas ações propicia a construção do conhecimento através do exercício da cidadania, oportuniza a apropriação da própria história e promove o protagonismo! Confira as produções de 230 crianças e adolescentes de 11 instituições públicas e comunitárias no vol. 2. do livro “Meu bairro tem história, eu tenho futuro”.

Clique aqui, para fazer o download.

Meu bairro tem história eu tenho futuro - V. 1

Propiciar às crianças e aos adolescentes de Uberaba o conhecimento sobre o bairro onde moram, por meio do desenvolvimento de atividades sobre a cultura e a história local, incentivando-os a serem protagonistas na valorização e na transformação da realidade em que vivem é o objetivo do Projeto Cultura e História do Meu Bairro. O projeto surgiu em 2008 e contou com a participação de cerca de 40 crianças e adolescentes de 3 escolas públicas de Uberaba e do entorno da sede do Iades. O resultado das ações você pode conferir no vol 1. do livro “Meu bairro tem história, eu tenho futuro”.

Clique aqui, para fazer o download.

Bibliotecando Re-lendo o mundo - V3

Era uma vez, mais outra vez...

Todas as memoráveis histórias se iniciam com o tão famoso “Era uma vez...”, as que são iniciadas assim parecem fáceis, pois, ao final o belo príncipe se casa com a adorada donzela. Mas essa história começa com a inesperada magia do “não saber” e o mais fantástico é que enfim esperamos saber alguma coisa sobre ela. Ficou curioso? Confira as produções construídas pelos adolescentes do Projeto Bibliotecando em 2013! Acesse e saboreie as releitura que eles fizeram sobre as obras clássica brasileiras, no vol. 3 do livro “Re-lendo o mundo.”.

Clique aqui, para fazer o download.

Bibliotecando Re-lendo o mundo - V2

Então, “Era mais uma vez”...

Todas as imemoriais histórias começaram pelo “Era uma vez...”, porém a que venho contar é diferente, começa pelo fim. O fim é a felicidade de se começar... Não acha?? O Projeto Bibliotecando faz esta publicação com releituras de obras clássicas brasileiras pelo olhar de adolescentes participantes do projeto em 2012. Confira as bonitezas construídas e publicadas no vol. 2 do livro “Re-lendo o mundo.”.

Clique aqui, para fazer o download.

Educação Ambiental - Teoria e Prática

O IADES tem a grande honra de apresentar a Cartilha de Educação Ambiental de 2009, que é destinada a todos que se interessem e queiram se aventurar pela temática ambiental. A cartilha é um produto resultante do Projeto de Educação Ambiental – Criança Recicla Vida, desenvolvido pelo IADES, e da Gincana Vivenciando os 3R’s que é apoiada pelo Comitê de Cidadania Empresarial do Vale do Rio Grande e diversas empresas parceiras, desde 2008.

Clique aqui, para fazer o download.