Instituto Agronelli lança última campanha de 2020 para destinação correta de lâmpadas fluorescentes

Desde 2008, o Instituto Agronelli desenvolve o Projeto de Educação Ambiental e incentiva a coleta seletiva na cidade de Uberaba. Foi a partir de uma nova demanda trazida por empresas parceiras visando à destinação de lâmpadas fluorescentes acumuladas em seus empreendimentos que surgiu o projeto/campanha “empresas ligadas”. O objetivo é dar a destinação correta a esse resíduo e atender a legislação ambiental pertinente, e, também, incentivar a comunidade a fazer a destinação correta.

As lâmpadas são extremamente nocivas ao meio ambiente e à saúde das pessoas quando descartadas incorretamente, explica a coordenadora do projeto Marizélia Costa. As lâmpadas fluorescentes contêm metais altamente tóxicos, como o mercúrio, com grande capacidade de se acumular nos organismos vivos ao longo da cadeia alimentar, e, o descarte incorreto desses materiais podem contaminar lençóis freáticos, rios, lagos, e consequentemente toda a fauna e flora presente nesses locais, ressalta Marizélia.

A Campanha estará recebendo a adesão das empresas, instituições e demais durante o mês de outubro/2020, com a destinação prevista para a primeira quinzena de novembro de 2020.

No primeiro semestre de 2020, aconteceu a primeira campanha, a ação contou com a participação de 16 empresas, instituições de ensino e comunidade, ao todo foram descartadas 6.567 lâmpadas fluorescentes.

A realização do descarte conjunto possibilita às empresas uma considerável economia, explica Marizélia, “se os empreendimentos fossem realizar as destinações individualmente, fora da campanha, teriam que arcar sozinhas com as despesas do frete cobrado pela empresa licenciada que faz essa coleta. Com a campanha essa despesa é “rateada” proporcionalmente à quantidade de lâmpadas destinadas por estabelecimento.”

Já para a comunidade (pessoa física) é cobrado um valor simbólico para a destinação de lâmpadas individuais. “Como o Instituto Agronelli é uma instituição sem fins lucrativos não temos como arcar com as despesas de destinação de lâmpadas domiciliares trazidas pelas pessoas da comunidade, por isso, repassamos a elas o valor cobrado pela empresa licenciada que faz a coleta. O nosso objetivo é fortalecer a educação ambiental e contribuir para que tanto as empresas quanto a comunidade sejam cada vez mais consciente quanto ao descarte desses resíduos,” finaliza Marizélia.

Para mais informações os interessados deverão entrar em contato com o Instituto Agronelli durante o mês de outubro e se inteirar sobre como participar da campanha. As informações podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (34) 3313-0770.