O Projeto Por Oportunidades e Direitos agora! entra na fase final, momento em que os adolescentes se reúnem com as autoridades públicas e lideranças políticas para entenderem o funcionamento da administração pública. Foram solicitadas reuniões com a Secretaria de Educação, um representante da Câmara Municipal, a prefeita Elisa, o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba.
Em seguida, os jovens formularão o documento final que será encaminhado para a Câmara Municipal de Uberaba com proposta de inserção no orçamento municipal. Nesse documento, os jovens expressarão seus sonhos e o desejo de terem seus direitos contemplados nas políticas públicas do município.
A ação envolve a participação de 100 adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos de 10 municípios de Minas Gerais: Sete Lagoas, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Pedra Azul, Medina, Itaobim, Montes Claros, Governador Valadares, Poços de Caldas e Uberaba.
Em Uberaba oito dos dez adolescentes inscritos passaram por capacitação para a construção do documento que será entregue na Câmara Municipal.
O projeto é financiado com recursos da União através de um Termo de Fomento entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Frente (Sociedade Mineira de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) e tem como articulador local o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social-IADES e apoio da Prefeitura de Uberaba.
A ação tem grande chance de continuar em 2022, formando os adolescentes para a incidência cidadã. Segundo a coordenadora do IADES Mariângela Camargos “a continuidade do incentivo ao protagonismo desses jovens é fundamental para firmá-los como cidadãos participativos na construção do momento social em que vivem e na transformação do futuro.”