O Instituto Agronelli recebeu neste mês de junho, da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba - FUNEPU, o equipamento estação hidrológica (medidor de nível e chuva) que contribuirá com o projeto de recuperação de nascentes que visa aumentar a vazão de água para o Rio Uberaba.
A Estação Hidrológica possibilitará avaliar a vazão no córrego Borá. Na seca, avaliará a contribuição das águas subterrâneas e a eficiência dos bolsões na recarga do aquífero. No período das cheias, avaliará as vazões de pico e suas consequências na bacia hidrográfica, essa atividade complementa as ações do Projeto Recuperar nascentes para aumento de vazão do córrego Borá e Borazinho, que são afluentes do Rio Uberaba.
O equipamento foi financiado pelo Núcleo Interinstitucional de Estudos e Ações Ambientais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – NIEA com apoio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, através do Promotor de Justiça, Dr. Carlos Alberto Valera.
Os nossos cordeais agradecimentos ao Promotor de Justiça, Dr. Carlos Alberto Valera e toda equipe da FUNEPU, por acreditar e contribuir com o nosso trabalho.