Nossos projetos ambientais

Preservação e conservação de nascentes, perenizando a fauna, flora e solo esse é o principal objetivo do Projeto Águas Perenes. Sabemos que o acesso à água potável está cada vez mais escasso, e a degradação do Meio Ambiente é um dos fatores mais importantes para a conservação desse bem natural.

Nosso Presidente, Marco Túlio Paolinelli adquiriu uma propriedade no ano de 1980 com solo degradado e passou então a promover atividades de conservação das nascentes. Para isso construiu bolsões, plantou árvores e utilizou o Jambolão para proteger e recompor a qualidade do solo.

Ao longo de mais de 30 anos de muito trabalho, a água aflorou e trouxe vida novamente à propriedade, voçorocas foram contidas e estão sendo recuperadas, as nascentes foram perenizadas, assim como a flora e fauna do local hoje exalam vida!

E foi a partir do sucesso deste trabalho, que Paolinelli resolveu reproduzir o projeto em uma área nobre da região, dentro da Fazenda São Francisco, que pertence ao município de Uberaba.

A propriedade possui uma área total de 885.66 ha, aproximadamente 7% da área total da microbacia do Ribeirão Saudade inserida em uma unidade de conservação de uso sustentável, denominada Área de Proteção Ambiental – APA Rio Uberaba. Dentro dessa área da APA estão os córregos Borá e Borazinho e 40% desses córregos estão dentro da Fazenda São Francisco.

Estes córregos contribuem com 40% de água para o Rio Uberaba, isso significa que 16% da captação do Rio Uberaba vem de dentro da propriedade, intensificando a responsabilidade do Grupo na execução de medidas de proteção ambiental local.

Mas o sonho do Paolinelli não é só ambiental. Ele tem também o intuito de promover instituições que atendem a comunidade. Para isso foi criado o projeto Águas Perenes que viabiliza a conservação ambiental e a destinação de verbas para instituições sociais. Juntos, trabalhando e transformando a vida das pessoas!