Nossos projetos ambientais

Acreditamos e incentivamos na busca de soluções para minimizar os impactos ambientais, prova disso, é o desenvolvimento de ações em prol do Meio Ambiente. Há mais de trinta anos iniciou-se na fazenda Agronelli, em Uberaba/MG, um trabalho de conservação do solo, água e recomposição de mata ciliar, denominado “Projeto Produtor de Água – PPA”, idealizado pelo nosso Presidente e Engenheiro Agrônomo Marco Túlio Paolinelli.

O Projeto Produtor de Água busca soluções para os problemas ambientais. Em uma área de 120 hectares foram construídos 12.160 metros de curva de nível e 16 bolsões de água visando diminuir os impactos ocasionados nos períodos de grandes chuvas, proporcionando o escoamento controlado.

Para que a água acumulada nos bolsões não ultrapasse a sua capacidade, foi criado um sistema de canalização interligando os bolsões, evitando qualquer forma de erosão. Com as técnicas de conservação de solo implantadas, a água das chuvas infiltra no solo abastecendo o lençol freático e as nascentes. Com a contenção da erosão, as árvores e arbustos crescem, a água brota e o ambiente se recompõe. Medições das vazões de água são realizadas periodicamente, mostrando o aumento do volume, em decorrência da implantação do Projeto.

Também faz parte do projeto, o Jambolão (espécie de árvore nativa da Índia e que pode chegar até dez metros de altura), que foi introduzido na fazenda e trouxe excelentes resultados para a formação de matéria orgânica a partir da queda de folhas, essa camada ajuda na conservação da umidade natural do solo.

Fechando o ciclo de sustentabilidade, o IADES incentiva a pesquisa e promove a educação ambiental instituindo um processo participativo para ser aprendido na prática, formando cidadãos responsáveis. O projeto vem devolvendo à natureza o que dela foi subtraído, a fauna, a flora e a água que são elementos vitais, sem os quais não existiria a vida.

Dentro da grande amplitude dos fatores que envolvem o Projeto Produtor de Água, sua finalidade é manter o equilíbrio ecológico e cultivar a esperança de um mundo melhor. Daí a necessidade da séria consciência de preservação e produção de água.

Antes

Depois

projeto-aguas

Assista a reportagem sobre o PPA no programa Globo Rural.

Reproduzir vídeo