• Dar o destino correto às lâmpadas geradas nos diversos empreendimentos da cidade de Uberaba de forma que atenda a legislação ambiental pertinente;

  • Unir e estreitar os laços entre os segmentos a fim de que possam desenvolver juntos, ações para o desenvolvimento social e sustentabilidade do município que estão inseridos;

  • Subsidiar e incentivar a destinação correta das lâmpadas domiciliares na cidade de Uberaba.

 

A preocupação que a sociedade vem demonstrando tem-se refletido na elaboração de leis ambientais cada vez mais restritivas à emissão de poluentes, disposição de resíduos sólidos e líquidos, emissão de ruídos e exploração de recursos naturais.

Diante da crescente problemática ambiental, temas como poluição e o impacto causado por grandes indústrias em seu meio sempre vêm à tona. É um dos resíduos cujo descarte tem causado bastante preocupação é a lâmpada fluorescente, já que no Brasil são consumidas cerca de 85 milhões de lâmpadas e apenas 4 a 6% são destinadas corretamente.

As empresas participantes podem considerar o projeto como atividade de responsabilidade social e inserir em seus relatórios do segmento e nos quesitos exigidos na obtenção de licenças e certificações: Condicionantes ambientais; Balanço Social ISO 14000; ISO 26000; Selo Empresa Amiga da Criança e Cidadã; AA1000 e SA 8000; Norma ABNT/NBR e outras.

Para saber mais informações de como descartar as lâmpadas de sua empresa em nossa unidade, entre em contato conosco.

Mobilizar os três setores da sociedade para juntos desenvolverem ações sistematizadas que propiciem a adoção de práticas socialmente responsáveis (investimentos de recursos localmente) e ambientalmente sustentáveis (descarte correto de resíduos) em prol do desenvolvimento da comunidade local.

A ação promove a articulação em rede e o fortalecimento do trabalho intersetorial envolvendo atores sociais e instituições/órgãos do poder público, empresas privadas e do terceiro setor para participarem ativamente de ações continuadas em prol do desenvolvimento sustentável da comunidade local.

Criar mecanismos de sensibilização e conscientização, coleta e destinação correta do lixo eletrônico com o objetivo de minimizar ao máximo os impactos causados por esse tipo de material na comunidade de Uberaba.

Muitos dos componentes eletrônicos utilizados na fabricação desses equipamentos possuem elementos tóxicos, como por exemplo mercúrio, chumbo, cádmio, dentre outros. Portanto, não podem ser simplesmente descartados no meio ambiente nem mesmo incinerados, visto que isso acarretaria a contaminação dos solos, água e ar (FERREIRA, 2008).

O Resíduo Eletrônico acontece uma vez por ano, em Junho, mobiliza toda a cidade em uma semana de comemoração ao Dia do Meio Ambiente sensibilizando a comunidade para destinar corretamente os resíduos eletrônicos assim contribuindo com o Meio Ambiente.

Recuperar e Monitorar Nascentes

O Projeto tem como objetivo mapear e monitorar nascentes e aplicar ações de recuperação com intuito de aumentar a vazão dos córregos Borá e Borazinho que são afluentes do Rio Uberaba que abastece o município, as atividades estão sendo executadas como o monitoramento e medições das águas subterrâneas e superficiais dos córregos Borá e Borazinho e realização de reflorestamento de áreas identificadas contribuindo com a recuperação das nascentes.

O projeto é realizado pelo Instituto Agronelli em atendimento ao Edital da Água Mosaic.

Logística Reversa

Seguindo as determinações da Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Instituto Agronelli consolidou parceria com a Reciclus e Green Electron para ser um ponto de coleta atendendo a logística reversa de lâmpadas domiciliares e de pilhas e baterias descartadas pela comunidade, o projeto prevê o recebimento, transporte e descarte correto desses resíduos.