Conheça os projetos que já foram realizados pelo IADES.
Propiciar às crianças e aos adolescentes de Uberaba o conhecimento sobre o bairro onde moram, por meio do desenvolvimento de atividades sobre a cultura e a história local, incentivando-os a serem protagonistas na valorização e na transformação da realidade em que vivem.
A falta de conhecimento e a desvalorização da cultura e da história local fazem com que a comunidade não se identifique com o bairro onde mora, gerando cidadãos inertes e conformados com a realidade em que vivem.
O conhecimento histórico é fundamental para a compreensão da trajetória e das transformações nas quais o homem está imerso, e, a fim de colaborar com a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos, desenvolvemos essa tecnologia social, que propicia o estudo da história local de forma investigativa e dinâmica através da rememoração da trajetória de personagens antigos do bairro.
Por meio de atividades planejadas e organizadas, crianças e adolescentes fazem ciência, uma ciência particular, que busca não dizer tudo, sobre determinada realidade, mas explicar o que nessa é fundamental aos olhos desses pequenos agentes transformadores.
Contribuir para o desenvolvimento de uma postura crítica, política e cidadã, despertando um novo olhar sobre a realidade local é o objetivo dessa tecnologia social, que propicia a construção do conhecimento através do exercício da cidadania, oportuniza a apropriação da própria história e promove o protagonismo!
Projeto desenvolvido no período de 2008 a 2014, premiado pela fundação do Banco do Brasil, chancela tecnologia social.
O Projeto Autista Artista tem por objetivo promover as crianças, adolescentes e jovens com deficiência, especialmente crianças autistas, um espaço adequado para desenvolvimento de ações culturais em diversas modalidades, propiciando não só a inclusão e o desenvolvimento social desse público, como também, o acesso aos seus direitos fundamentais.
Arte circense, com atividades ludo criativas utilizando o mundo do circo como mecanismo de cuidado não apenas a coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, mas também, para o trabalho de superação e fortalecimento da autoestima. As oficinas de vivência circense contemplarão atividades, aeróbicas, alongamentos e brincadeiras. O público envolvido terá a possibilidade de aprender malabarismo, manipulação de objetos com argola, bolinhas, claves, diabolô, exercícios de equilíbrio, acrobacias de solo, bambolê, corda, tecido, entre outros.
Arte terapia, por meio da abordagem ludo criativas que auxiliem no desenvolvimento Sensório/Motor, propondo a experiência dos potenciais internos de ação, utilizando recursos artísticos como canais expressivos explorando as funções de contato olhar, escutar, tocar, falar, mover, sentir, cheirar, para ajudar a intensificação do contato consigo mesmo, com os outros e com o mundo, bem como na melhoria do nível de comunicação, e expressividade, fazendo-se utilização de diferentes materiais e metodologias de acordo com os níveis de autismo de cada grupo e/ou criança atendida.
Culinária, nesta oficinas o objetivo é favorecer e estimular a criança quanto a alimentação saudável, a entender a origem dos alimentos e seu preparo. Oferecer de forma lúdica às crianças, atividades que envolvam os alimentos e reforcem suas características nutricionais, através do manuseio e observação de cores, formas e sabores diversos; estimulando os sentidos e também, quando desenvolvida com a família, visa fortalecer o vínculo familiar.
Teatro e contação de história, utilizando as habilidades desenvolvidas em exercícios dramáticos como o teatro e contação de história, correspondem a atividades que abordem a interação social, comunicação e flexibilidade na imaginação. As oficinas serão desenvolvidas utilizando livros, brinquedos pedagógicos, fantasias, teatro, pinturas, cantigas de roda, folclore, entre outros.
Projeto financiado pelo Criança Esperança em 2018.
O “Projeto Artismo: Autismo com arte e cultura” tem o objetivo de promover ações de desenvolvimento para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Autismo por meio de oficinas de circo e de arte-educação.
As atividades de arte-educação contam com exercícios dramáticos como o teatro e contação de história, dramatização, desenho e/ou artesanato no qual os participantes desenvolvem habilidades para melhor interação social, comunicação e flexibilidade na imaginação.
Já na oficina de circo, as crianças cuidam da saúde e desenvolvem não apenas a coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, mas também a superação e o fortalecimento da autoestima. Nesta modalidade de oficina os participantes têm a oportunidade de aprender malabarismo, manipulação de objetos como argola, bolinhas, claves, diabolô, exercícios de equilíbrio, acrobacias de solo, bambolê, corda, entre outras.
As oficinas do Projeto Artismo contribuem para a descentralização cultural, oportunizando a crianças, adolescentes e jovens autistas com necessidades especiais e ou transtornos associados possibilitando o acesso a arte e cultura.
Em 2018 o projeto contou com o incentivo do Fundo Municipal de Cultura de Uberaba.
Teve edições executadas em 2017, 2018, 2019 e em 2020 virtualmente devido à pandemia.
O projeto é composto por apresentações musicais e oficinas com instrumentos de cordas e financiado por empresas parceiras, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Foi executado em 2021 e tem nova edição aprovada para 2023.
O projeto Biblioteca Itinerante Alternativa é desenvolvido desde 2010 pela Biblioteca Comunitária Clarice Lispector do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social – IADES, em parceria com o Projeto Leia e Passe a Diante e o apoio da Biblioteca Pública Municipal de Uberaba. Trabalha a literatura infantil com educadores e crianças de 0 a 10 anos, cursando a Educação Infantil e/ou o Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. As ações propiciam às instituições envolvidas o acesso à literatura infantil, disponibilizando acervos literários por meio de armários e cestas itinerantes.
Este Projeto surgiu a partir da identificação de demanda existente tanto de educadores com dificuldades para dinamizar o trabalho com a literatura infantil junto às crianças, quanto pela carência de acervos de literatura infantil, nas instituições. Realizado em três etapas: na primeira, o projeto capacita os educadores no curso de formação de mediadores de leitura. Na segunda, estimula e acompanha o desenvolvimento de atividades de mediação de leitura e acesso ao livro através da disponibilização do acervo itinerante às crianças nas escolas e instituições, e na terceira, publica em e-book as produções das crianças e os portfólios dos educadores, referente ao trabalho realizado durante o ano.
Formar educadores e promotores culturais para desenvolverem junto a crianças da educação infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental a mediação e a facilitação de leituras compartilhadas através de metodologias lúdicas e prazerosas que potencializem a linguagem literária e leituras subjetivas e compartilhadas, despertando a visão sensível, criativa e reflexiva de crianças, contribuindo com o senso estético e o espírito lúdico-crítico dos leitores em formação.
A leitura é expressão estética da vida através da palavra escrita e contribui significativamente para a formação da pessoa. A literatura infantil pode influenciar a formação da criança através da linguagem simbólica, favorecendo aos pequeninos o conhecimento do mundo em que vive a partir da compreensão sobre o bem e o mal, o certo e o errado, o belo e o feio, amor e raiva, a dor e o alívio, entre outros. A relevância dessa proposta está exatamente nessa premissa, pois, o Projeto Biblioteca Itinerante Alternativa propicia a educadores e promotores culturais a familiarização da leitura literária para uso em espaços educacionais, por meio de experiências compartilhadas e prazerosas, que oportunizem aos leitores em formação a percepção de si e do mundo. Além de disponibilizar armários itinerantes para levar acervos literários às instituições em Uberaba, essa proposta visa incentivar a organização de um cantinho de leitura especial nas instituições, propiciando um espaço acolhedor e aconchegante para receber as crianças, incentivando continuamente o acesso ao livro, à formação de leitores frequentadores de espaços socioculturais, como as bibliotecas.
Projeto realizado nos anos de 2010, 2011 e 2012.
Disseminar informações e conceitos sobre a gestão fiscal, favorecendo a compreensão e a intensificação da participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos e unir as experiências pedagógicas dos professores aos aspectos socioeconômicos e culturais da atualidade, levando a discussão aos alunos no cotidiano escolar, incentivando a formação de novos protagonistas para o exercício pleno da cidadania.
Atualmente, o grande desafio do Brasil é articular um novo modelo de desenvolvimento que traga para o conjunto da sociedade brasileira a perspectiva de um futuro melhor.
É preciso dar um salto adiante no sentido de uma administração pública menos burocrática e mais gerencial, baseada em conceitos atuais de administração e eficiência, voltada para o controle dos resultados e descentralizada, mais próxima do cidadão, que, numa sociedade democrática, é quem dá legitimidade às instituições.
Além disso, o direito à educação desempenha historicamente a função de ponte entre os direitos políticos e os direitos sociais: o alcance de um nível mínimo de escolarização torna-se um direito-dever intimamente ligado ao exercício da cidadania política.
O processo de extensão da cidadania vincula-se assim à dinâmica democrática. E é nessa perspectiva que o projeto Aprender a Transformar se insere. A relevância dessa proposta está em oportunizar a formação continuada de crianças e adolescentes para uma atuação protagonista e transformadora de realidades.
Projeto realizado nos anos de 2010, 2011 e 2012.
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